Skip to content

Warning: implode() [function.implode]: Invalid arguments passed in /home/aemaringa/public_html/modules/mod_ja_header/mod_ja_header.php on line 64
Início / AMAEX / Quem Somos
Amor Exigente em Maringá PDF Imprimir E-mail
No dia 08 de junho de 1995, surgiu em Maringá o Amor-Exigente. Com o nome de Paulo de Tarso, atuando inicialmente em vários endereços já alguns anos e hoje se  encontro no centro de Maringá, com reuniões semanais, sempre às quintas-feiras, das 20:00 às 22:00 horas.

E foi por meio desse grupo que, em 15 de Fevereiro de 1996, começa a participar, Terezinha Fátima Zubioli, hoje Coordenadora Regional de Maringá-PR do Amor Exigente, que em 2003 foi convidada e incentivada por Neube José Brigagão, na época Presidente Nacional da FEBRAE - Federação Brasileira do Amor Exigente, para este cargo de confiança.

Atualmente na Regional de Maringá estão vinculados quatorze Grupos sendo: “Bom Jesus” - Maringá, “Paulo de Tarso” - Maringá “Equilíbrio” - Maringá, “mostrar Caminhos” - Maringá, “Esperança” - Peabirú, “Caminhos de Luz”, Maringá, “Girassol” - Maringá, “Bom Samaritano” - Alto Paraná, “Emprol da Vida -Cianorte, “Juntos Somos Mais” - Cianorte, “Valorizando a Vida” - Cianorte, “Estrela Guia” – Sarandi - “Um Nova Vida” -Paiçandu e Fonte de Luz - Marialva.

Como conseqüência natural dessa expansão, e pela necessidade de organizar o atendimento a estes grupos, surge de forma estruturada física e jurídica, a Associação do Movimento do Amor Exigente - AMAEX, sito à Rua Nilo Peçanha, 230, Zona 4, sob o voluntariado da Regional de Maringá, e de uma Diretoria que une desta forma, experiência, dedicação e trabalho.

A responsabilidade é grande, por isso a AMAEX busca manter seu quadro de voluntários permanentemente atualizados dentro de seus princípios e metas, por meio de reuniões, cursos e encontros sistematicamente agendados de forma a contribuir, não só com conhecimentos específicos da questão como também da motivação e comprometimento da causa, objetivando a motivação, comprometimento e essencialmente alinhar o conhecimento que norteia o AE.

A organização de material de divulgação, palestras e biblioteca auxiliar também estão disponibilizadas por meio de sua sede. A AMAEX, conta com uma Diretoria eleita através de escrutínio livre e democrático junto aos voluntários ativos, tem um Presidente, um vice-presidente, um tesoureiro, uma secretária e um conselho fiscal .

Pensando em organizar os trabalhos de atendimento, suporte e logística operacional de cada grupo do Amor - Exigente, a Associação do Movimento Amor-Exigente, nasce idealizada e sustentada por algumas razões pontuais, tais como:

•    Local específico, para acolher e dar assistência aos familiares que estejam sofrendo e desorientados com as problemáticas familiares, por conta da dependência do álcool, drogas ou ainda de comportamentos não assertivo. É de fundamental relevância que o ambiente seja de acordo com a situação, oferecendo, portanto, acolhimento e bem estar em detrimento de ostentação e adornos desnecessários.

•    Ponto de convergência e referencia aos coordenadores conforme suas necessidades bem como quando das convocações ordinárias da Regional (atendimentos e reuniões).

A AMAEX, com um pouco mais de  três anos de  funcionamento percebeu a demanda de crianças e adolescentes por mais atenção, sugerindo a prevenção por fazerem parte das famílias que procuram o Amor Exigente por outras razões, desta forma sentiu o dever de proporcionar a elas, uma melhor qualidade de vida, dentro da proposta do Amor Exigente, com um trabalho de sensibilização e conscientização por meio do Projeto Musical da AMAEX.


Hoje a AMAEX  trabalha em três Programas simultaneamente.
1.    Apoio a Comunidade – Grupos de Apoio e atendimento individual
2.    Projeto de Musica – Tocando O Futuro ( atendimento familiar)
3.    Coalizão – Projeto de Prevenção / Comunitária


Em Maringá - PR, estão vinculados à Coordenação da AMAEX, cerca de 7 grupos, com mais de três mil participantes anualmente e contando com 50 voluntários para sua viabilização. A AMAEX permanece aberta no horário comercial à disposição da sociedade maringaense com um quadro de 15 voluntários uma auxiliar administrativa uma assistente social um instrutor de musica , que segue a metodologia e os princípios do AE.


Objetivo da AMAEX
Oferecer apoio e orientação aos familiares dos dependentes de drogas álcool e problemas de comportamento, dando condições de superar e prevenir seus problemas através de ajuda e colaboração, reestruturando as famílias e as reinserindo à sociedade, independente de sexo, raça, faixa etária, credo política e religião , ou condições econômica.  Apoiar e desenvolver projetos sociais e culturais, realizando também programas , eventos relacionados à prevenção.


Objetivos Específicos
Investir e orientar famílias que tenham dependência química entre seus membros, através dos grupos de apoio a ela atrelado. Dessa forma, contribuir para o crescimento  emocional e comportamental que necessitam, dando a todos  condições  de  prevenir o problema de drogas ou superarem este problema, se ele já existe,  fazer com que  se juntos  possamos trabalhar nesta linha, servindo sua comunidade.

Promover,  com programas e instituições que se ocupem da prevenção primária, secundária e terciária, em conjunto com os grupos de Amor-Exigente ou em parceria com outras iniciativas de reconhecimento ilibrado.

Capacitar , nas escolas, empresas ou outros grupos de organização social, quando houver interesse, no programa de prevenção, ou grupos de apoio.

Investir em  treinamento para coordenadores e voluntários  dos grupos, transformando-os em agentes multiplicadores das ações do Amor-Exigente, consolidado desta forma a necessidade e importância da AMAEX.


 

12 Princípios

amor exigente